segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Crime e Castigo

O primeiro livro que li depois que cheguei a Porto Alegre, na minha nova saga, em 2004. Vale a pena. É um livro cru, doído, mas que mexe com o pâncreas de qualquer um. Isso é bom!

Para quem quer lê-lo (ou precisa, nunca se sabe), basta baixá-lo aqui.

+ + +

Download e resenha extraída daqui. Aí segue:

Uma das obras mais conhecidas de Dostoiévski, esse livro conta a história de Raskólnikov, um jovem estudante de São Petersburgo (Rússia) que abandona a faculdade por falta de dinheiro. A família e amigos convivem com a miséria e a falta de perspectiva, tendo de submeter-se a situações humilhantes para sobreviver. Para se manter, Raskólnikov apela para a penhora de pequenos objetos de estimação familiar que negocia com Aliena Ivanóvna, uma velha e impiedosa usurária.

Homem extremamente sensível e erudito, Raskólnikov cria a teoria do crime permitido, baseado em uma divisão das pessoas em “ordinárias” e “extraordinárias”. Ao analisar os grandes assassinos da História, entre os quais inclui Napoleão, chega à conclusão de que certos assassinatos, quando executados por pessoas “extraordinárias”, acabam beneficiando a sociedade. Decide, com base nessa teoria própria, fazer um bem à sociedade matando a velha usurária que o explora.

Todo o livro, então, passa a contar o sofrimento do nosso herói, advindo da idéia desse assassínio. Muitos personagens se mesclam à trajetória de Raskólnikov, e a interação entre eles se dá por uma das marcas do estilo de Dostoiévski, a polifonia. Trata-se de uma engenhosa arquitetura de vozes que se provocam, sondam-se mutuamente, antecipam réplicas.


+ + +

Boa leitura, boa semana e boa sorte!

3 comentários:

Anônimo disse...

Nâo gosto de nada que mexa com meu pâncreas, nem livro, nem filme, nadinha... isso pq sou mto sensível, fico impressionada... tenho até pesadelo.
bjux

Lúcia disse...

Ler é bom, ler é bom demais! Mas ainda estou me acostumando com os ebooks, enqto não tenho um laptop tá difícil.
Bjão

Chris disse...

Ai eu vou querer ler sim!! Que coisa boa hein!! Presentao... Eu so li "Noites brancas e outras historias" dele. Que tbm e muito bom, mas nao tao conhecido com "Crime e castigo", mas vou querer ler sim!
Valeu!
Beijos