sábado, 3 de janeiro de 2009

Leitura em dia

Li um bom tanto nesse tempo em que não escrevia. Pus os olhos a funcionar. Esse foi um dos motivos a não escrever: eu costumava escrever nas viagens de metrô, tanto na ida quanto na volta do trabalho, postando à noite, antes de dormir.

Agora, antes de começar a conversar comigo mesmo novamente, vale citar que atualizei a leitura de TODOS os blogs amigos, embora a nem todos haja respondido. Agradeço o carinho de todos os amigos que me veem escrever sozinho, dedicando um abraço especial aos quatro blogs que entraram na lista (Claustro Liberto, Cara de Gia, Passarinhos e Borboletas e Outro . Ponto).

Tá. Agora, dicas de leitura:

Histórico: 1808, de Laurentino Gomes. Leve, agradável, divertido, mas profundo em conteúdo. Um livro para gente curiosa. Vale a pena cada uma das mais de 400 páginas. Recheado de notas e referências, é um livro bem situado.

Religioso: O Contrabandista de Deus, de John e Elizabeth Sherril. André foi um missionário holandês que atuou levando bíblias contrabandeadas aos cristãos das igrejas na União Soviética. Livro comovente, história de fé, testemunho marcante. Marcante.

Jurídicos: Teoria Geral do Estado, de Sahid Maluf. Livro extremamente didático, aparentemente raso, é uma fonte de boa leitura e de rara informação.

Ainda, uma das leituras mais preciosas que fiz durante toda minha faculdade e que faço questão de ler ao menos uma vez por ano é Hermenêutica e Aplicação do Direito, de Carlos Maximiliano. Trabalha com uma área difícil, a interpretação de texto no ramo das ciências jurídicas, mas tramita sem divagações. Um livro quase cirúrgico. Serve até para curso de Física de tão “exato” que é.

Antropológico: O Povo Brasileiro, de Darcy Ribeiro. Excelente. Nosso retrato, nosso raio X. Vale a pena para quem gosta de refletir.

Curioso: Eram os Deuses Astronautas?, de Erich Von Däniken. É um trabalho que não é de hoje, mas que levanta questões que, mesmo transcorridos 40 anos desde que foi escrito, ainda não são explicados. É um livro meio lunático, mas de fazer ficar com pulga atrás da orelha.

Acho que, por ora, vale isso. Até mais, pessoal!

Um comentário:

Lúcia disse...

Vou ter que começar a fazer uma lista dos livro que quero ler, pois são tantas as indicações dos amigos blogueiros que é impossível lembrar de todos.
Ler é sempre bom!
Bjs p´ra ti!