quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Desgrazia poca é bobazem!

Alôôô, gurrizada! Oggi vômo propor um desafio aos especialistas e cozinheiros da rezion. Como tutti sabem, a arte culinária quá é molto desenvolvida e temos vários expoentes di questa arte espalhados pelas cozinhas per aí. Questa zente zá inventou pratos maravigliosos e encantou convidados com mangiares dos deuses.

Agora, o desafio! E os pratos que non deram certo?! Os rotundos fiascos. Non acredito que, quem é metido a inventor na cozinha nunca tenha feito una barbárie gastronômica. O tal prato experimental é sempre um contrato de risco e pode desandar como una maionese. Oggi vou dar algunas receitas que non devem ser feitas e desafio os especialistas a darem também as suas.

Vômos em frente e que Dio tenha piedade di nostros convidados.

O mais recente fiasco gastronômico foi um desastre com ingredientes requintados: spaghetti com mollho di yogurte, hortelã e camarón. O nome é pomposo, mas o resultado foi quase una trazédia. O spaghetti é tão simples e buono di comer que um filete di azeite di oliva e um buon parmezon ralado fazem um acompanhamento molto agradável. Pertanto, erar um spaghetti é una proeza. Ponha água bastante para cozinhar o spaghetti. Para o molho rale uma cebola e, zá que vai dá tutto erado, rale um pedaço do dedo também. A cebola vai pro fogo com um pouco de manteiga. Pra altra parte do fiasco pegue um pote di yogurte natural, colha unas vinte folha de hortelã no quintal e bata num liquidificador. Reserve. Espere a cebola fritar e zogue o yogurte com a cebola. Vai ficar una bosta perché o leite vai se separar do soro. O cheiro agradável ainda engana e dá esperança que saia algo que preste. Ledo engano. Pra coroar o prato, coloque uns camarón no molho aguado-leitoso e cozinhe. Escora o spaghetti e coloque questo pseudomolho em cima. O molho aguado irá todo pro fundo e o spaghetti ficará brancon por cima. Non se dê por vencido. Coloque um queizo ralado por cima e leve pra mesa. Tente pescar os camarón, zunto com o que se convencionou chamar di molho. Lembra um pouco pasta de dente com água di côco. O camarón dá un toque todo especial.

Altra receita imperdível é o galeto miserável do Nôno. Questo é bastante simples e non requer prática. Os ingredientes son os mesmos do nostro tradicional galeto. O detalhe é o modo de fazer. Aprenda com o Nôno. Primeiro, por causa do tal do colesterol, coloque pouco sal. O vinho, por causa do colesterol, beba quase tutto e ponha só o restinho que sobrou zunto com a sálvia. Toucinho entre um pedaço e altro nem pensar, por causa do colesterol, zá disse. Faça um fogo com pouca lenha ou carvon, por causa do preço. Aí está o secreto. Por ter pouco fogo, asse o galeto lá embaisso. Ele ficarrá torado por drento. Sem sal. Sirva e aguarde os comentários.

Pra encerá, a receita di trutas à Joelma. A receita é simples também. Os ingredientes son 10 trutas, sal, limon e dois engradados di cerveza. Faça bastante fogo e coloque as cerveza prá zelar. Tempere as trutas com sal e limon e ponha no fogo. Com o seu parceiro, trate di tomar as cervezas e esqueça as trutas. Quando elas estiverem transformadas em um carvón tente servir. Raspe a parte carbonizada e sirva o que se salvou. Non é molto. Por isso, abra altra cerveza pra aguentar o olhar dos que esperavam a zanta.

+ + +

Receita brilhantemente escrita pelo Radicci em sotacón (sotacón é a transposição da fonética para a grafia do "zeito" que as pessoas da Serra Gaúcha falam. Não é português, não é italiano, não é dialeto, é uma nova língua, o sotacón). Copiei daqui.

Nenhum comentário: