quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Dia 7: Uma foto de um sonho



Não sou mais ingênuo: tudo o que se refere a trabalho dá trabalho - e nem sempre é tão agradável. Mas confesso: viver da música é um sonho que guardo, mais especificamente tocando piano numa ou mais orquestras. Estudei piano por bom tempo, mas há muito não toco de verdade, desafiado por preparação exaustiva e complexa. Creio que, com uns 6 ou 12 meses de preparação, voltaria à boa forma. Mas isso anda muito distante de mim ultimamente, e se distancia cada vez mais. É um sonho, sonho esse que vejo esmaecer entre pilhas e pilhas de processos. C'est la vie.

Tá bom, eu sei, o troço aqui anda meio deprê. Vou dar jeito. Até amanhã!

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Dia 6: Uma foto que te dá saudade



Vó Maria sempre foi uma pessoa por quem nutri imenso carinho. Tirei essa foto porque ela gostou muito do meu chapéu, logo que eu o comprei. Divertimo-nos à beça com as histórias de chapéus.

Tive a felicidade de conhecer e conviver com as minhas duas avós. Vó Maria, mãe do meu pai, era uma mulher mais prática, mais despachada; Vó Eva, mãe da minha mãe, já é um pouco mais acomodada, embora goste de uma boa prosa. Já contei um episódio das duas em outro momento.

Quando se é criança, não se sabe aproveitar os avós como se deve; quando adultos, a vida nos afasta deles. Infelizmente foi assim com Vó Maria: foi adoecendo, ficando fraquinha e, depois de quase um ano padecendo, veio a falecer em 1º/11/10. Foi para os braços do Pai Celeste. Não consegui ficar com ela nos últimos tempos em razão do trabalho e dos estudos, e depois que ela se mudou pra longe, piorou para vê-la. Também não pude ir nos atos finais, mas fiz todo o empenho para que meu pai pudesse acompanhar: comprei-lhe as passagens rodoviárias para vir do interior à capital e daqui, ele pegou o avião para se despedir dela. Voltou ele feliz e consolado. Mas eu não havia me despedido dela. Meu adeus se deu num sonho: sonhei que andávamos ela e eu de carro (nem no sonho eu dirigia!), e eu lhe disse "eu não queria que a senhora tivesse ido!"; ela me respondeu "assim estou melhor; nada dói e estou com meu Senhor". Acordei com a lágrima da saudade, sentindo no corpo esse último abraço - abraço esse que ela não conseguia mais dar, em razão da fraqueza. Fui, por esse prisma, o privilegiado.

Minha última fala com ela foi ao telefone: eu estava no hotel, preparando-me para sair à aula do Mestrado; ela me disse que não estava muito boa e que possivelmente não conseguisse ir ao meu casamento, o que lamentava deveras - mas, mesmo assim, estava deixando o cabelo crescer para fazer um coque bonito. Não conseguiu vir, já estava de partida à morada celestial, restando-lhe só mais uns dias nessa vida terrenal.

* * *



Vó Maria gostava de pêssegos, figos, arroz com frango, churrasco de cupim e Coca-Cola. "Uma coquinha", como ela dizia. Nesse dia, há uns 5 anos, foi o que fizemos, Vó Eva, Vó Maria, Hadassa e eu.

Num dia meio nublado, eu a convidei para tomarmos um cafezinho, a umas duas quadras de casa. Saímos de mãos dadas. Ela no começo se sentiu meio encabulada, como se fosse feio andar assim; depois, ostentava um sorriso faceiro, de se sentir privilegiada.

* * *



Vó Eva foi a primeira pessoa a eu chamar de mãe. Ela morava conosco quando eu era bebê, e como minha mãe a chamava de "mãe", eu também comecei a chamá-la. Ciúmes.

Agora, dos 4 progenitores, só a ela me resta. Preciso aproveitá-la mais. A gente procrastina, acaba se entretendo com coisas importantes e, confiados na compreensão dos nossos anciãos, vai postergando os encontros.

Minha tarefa inadiável para essa semana: dar um abraço gostoso na Vó Eva, enquanto posso e ela também pode.

Até amanhã!

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dia 5: Uma foto da sua estação preferida



INVERNO!

Admito não ser muito fã da chuva, mas é detalhe. Nada melhor que roupa quentinha, cobertor de orelha e chocolate-quente! Acho que Vivaldi também gostava do inverno, pois compôs um primor de obra para a estação:



Gosto do vento no rosto, do sol de lagartear, da bergamota (tagerina, para quem não é do Rio Grande do Sul) e do pinhão. Como morei durante a adolescência no interior, vi paisagens razoavelmente parecidas com a da foto - e mesmo já sendo "um adultinho", como dizia meu irmão, eu me divertia muito pisando nas nódoas de gelo sobre a grama.

A propósito, falta muito pro inverno?

Até amanhã!

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Dia 4: Uma foto que represente seu maior defeito



Procrastinação. Esse é o meu maior defeito. Sou bastante perfeccionista, atenho-me a detalhes e acabo empurrando o principal para depois. Às vezes, o conforto e o comodismo me deixam inerte, mesmo. Sou uma pessoa confiável quanto a resultados, mas confesso que, empurrando tudo com a barriga, acabo tendo de fazer com sofreguidão, sacrificando noites de sono e horas de refeição. Mas garanto que o resultado estará à mesa no dia e horário combinados. Ou seja: a procrastinação só afeta a mim. Não se pode contentar a todos (eu fico descontente, aborrecido comigo mesmo). C'est la vie.

Taí, defeito confessado. Até amanhã!

sábado, 25 de fevereiro de 2012

Dia 3: Uma foto da sua cantora/cantor preferido


Eu iria fazer um post muito longo, com muitos cantores. Daria um trabalhão do demônio. Não o farei. Rentringir-me-ei a apenas uma cantora: Karen Carpenter. Fazendo dupla com seu irmão, ganharam o mundo com boas letras e melodias. Nada na sua execução é exagerado: voz suave, afinadíssima e emotiva, com uma doçura ímpar. Nada muito espetaculoso, como nossos tempos atuais costumam requerer.

Vale a pena ouvir:

A mais famosa dela: Close To You


A que eu mais gosto: You


Outras várias, misturando alegria e fossa:

Rainy Days And Mondays


Only Yesterday


Yesterday Once More


Please, Mr. Postman


I Need To Be In Love


Top Of The World


Superstar


Chega por hoje, né? Até amanhã e boa música a todos!

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Dia 2: Uma foto do seu momento preferido da História (da sua ou em geral)



Para mim, nenhum princípio é maior que a liberdade: liberdade de crer, liberdade de sentir, liberdade de entender, liberdade de querer, liberdade de ser. E, para mim, não há dia na História maior que 31 de outubro de 1517: ali, Martinho Lutero, muito mais que questionar os dogmas da sua época, mostrou que Deus nos fez para a liberdade. E sendo assim, essa imagem representa meu momento preferido da História.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Dia 1: Uma foto sua com 15 ou 10 anos



Mais precisamente 12 anos. Usei essa foto por bom tempo pra tudo, de cadastro para viajar à lua até carteira de passagem escolar. À época, meu cabelo era bem pior que hoje. Só não fiz simpatia pra melhorar; de resto, a tudo recorri: condicionador, creme para pentear e touca. Só não fiz alisamento - isso é coisa de emo.

Eu já tinha a marca do óculos no nariz. Comecei a usá-lo com 11 anos. As olheiras ainda não estavam presentes - elas surgiram mais tarde, no Ensino Médio, eu creio. A barba era incipiente, e o bigode despontava (já o fazia a cada 3 ou 4 dias). Meu IMC não passava de 20, e minha estatura não era muito maior que a de hoje - prova está que meu pé era 38 e hoje é 40.

Taí. 1º dia cumprido. Até mais!

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

O desafio dos 50 dias

Pois é: ano vai, ano vem, e eu deixo o blog meio às traças. Deve ser porque não tenho leitores assíduos, nem muita gente que goste de ler o que escrevo - até porque não escrevo nada mais do que um diário, um pouco de mim mesmo. Ainda acho que insisto na ideia porque não perderei os apontamentos - com o ônus de talvez acabar xaropeando os amigos à volta.

Mesmo assim, quero voltar a despertar a criatividade. Se há pouco mais de dois anos eu estava às voltas com a monografia de graduação, e há pouco mais de um, com os preparativos às bodas, agora, estou aliviado por haver entregue a dissertação do Mestrado em Direito. Ainda que falte apresentar o resultado à banca, já me sinto mais aliviado. E volto ao serviço público no próximo dia 1º, após dois anos de licença. Tô precisando mudar de ares, ainda que seja para ares velhos.

Enfim, tô de volta. E como desafio a mexer aqui, encararei o Desafio dos 50 Dias, i.e., uma foto por dia, por quase dois meses, contando um pouco de mim, dessa forma:

Dia 1: Uma foto sua com 15 ou 10 anos
Dia 2: Uma foto do seu momento preferido da História (da sua ou em geral)
Dia 3: Uma foto da sua cantora/cantor preferido
Dia 4: Uma foto que represente seu maior defeito
Dia 5: Uma foto da sua estação preferida
Dia 6: Uma foto que te dá saudade
Dia 7: Uma foto de um sonho
Dia 8: A foto de algo que você gostaria de estar fazendo agora
Dia 9: A foto de alguém que marcou a sua vida
Dia 10: Uma foto antiga da sua família
Dia 11: Uma foto de algo que lembre seu Ensino Fundamental
Dia 12: Uma foto que define sua faculdade, ou a que quer fazer
Dia 13: Uma foto da sua profissão
Dia 14: A figura de um sonho de consumo
Dia 15: A foto de um irmão/irmã de alma
Dia 16: Uma foto de quem te ensinou muitos valores
Dia 17: A foto que represente um medo
Dia 18: Uma foto de um vício
Dia 19: Uma foto que defina sua maior qualidade
Dia 20: Uma foto que represente um arrependimento
Dia 21: A foto de uma das maiores loucuras que você já fez
Dia 22: A foto de quem você quer passar a vida inteira junto
Dia 23: Uma foto de alguma loucura de amor que você faria
Dia 24: A figura que represente algum presente que você gostaria de ganhar
Dia 25: Uma foto de quem te faça rir
Dia 26: Foto de um presente que você nunca gostaria de ganhar
Dia 27: A foto de um programa de TV ou Filme que você gostaria de participar
Dia 28: A foto de um livro que você ama
Dia 29: Uma figura que represente um hobby
Dia 30: Uma foto que fale muito sobre você
Dia 31: A foto da sua melhor idade
Dia 32: Uma foto que represente o ano atual
Dia 33: A foto de algo/alguém que fez valer seu ano passado
Dia 34: Uma foto que represente seu pedido para o atual ano
Dia 35: Alguma habilidade, representada em foto
Dia 36: A foto de algo que gostaria de aprender
Dia 37: Uma foto de algo que tenha dificuldade em fazer
Dia 38: Uma foto de um ídolo
Dia 39: Uma foto sua, que você tenha vergonha
Dia 40: Uma foto de alguma celebridade que você escolheria como futuro marido/esposa
Dia 41: A foto de um carro que gostaria de ter
Dia 42: Uma foto que represente sua música preferida
Dia 43: Alguma figura que represente algo que você nunca faria
Dia 44: Uma foto de sua comida preferida
Dia 45: Uma foto do seu jogo preferido
Dia 46: Alguma foto de onde você gostaria de morar
Dia 47: Uma foto de alguém com quem você trocaria de vida, pra sempre
Dia 48: Uma foto que represente algo que gostaria de cortar na sua vida
Dia 49: A foto de algo que nunca poderia viver sem
Dia 50: Uma foto de alguém por quem você arriscaria sua vida

Vou cumprir? Não sei; não garanto e nem me comprometo. Mas vou tentar. E acho que será divertido.

E quem viver para ver, verá.

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Adejo sostenuto

Ter imaginado, imaginado que podia,
podia ser.
E ter de rir de si e ter de rir de dó e ter
de rir de lá.


[publicado na Piauí 64, de janeiro; à disposição aqui]